terça-feira, 5 de outubro de 2010

Molde de gesso.

Molde é uma impressão negativa, geralmente em baixo-relevo, tirada a partir de um objeto. A função principal ao se fazer um molde é reproduzir o objeto original o mais fielmente possível.

Qual a importância do molde?

Hoje com a tecnologia avançada o molde foi deixado para trás. Quando fazemos um tratamento o registro é feito com fotos que é uma forma pratica. Porém, acredito que o molde não deve ser esquecido, pois para o cliente/paciente é muito interessante visualizar o progresso do seu tratamento e a credibilidade é maior.
Quando apresento a evolução através de foto o entusiasmo não é tão grande quanto a apresentação do molde. Por esse motivo acho interessante manter essa técnica.

Para quem não tem conhecimento o molde é utilizado nos casos de órtese ungueal (correção de unha). Ele é feito com alginato de sódio e gesso pedra.

Alginato – é um material encontrado na forma de um pó e que após ser misturado com água se transforma num material gelatinóide. É muito usado para se tirar moldes de partes do corpo, já que é de fácil preparo e de baixa toxicidade.

Gesso pedra – é um tipo de gesso mais resistente. Pode ser comprado colorido para fins de identificação. É usado originalmente por dentistas para se criar réplicas de arcadas dentárias de pacientes durante a fabricação de próteses dentárias. Deve-se evitar aplicar diretamente na pele. Este tipo de gesso é muito usado profissionalmente em efeitos especiais de maquiagem.

Como preparar o molde:

Após feita a mistura do alginato com a água, preencha um copinho descartável de café com a mistura e coloque a parte a ser moldada dentro da mistura e espere 3 minutinhos até secar totalmente. Retire o copinho sem danificar o alginato. Depois acrescente o gesso pedra misturado com água até preencher toda a cavidade. Após 4 horas o gesso estará seco, é só retirar o alginato e pronto está aí o seu molde.



5 comentários:

  1. Olá
    realmente fazia tempo que não via essa técnica, eu mesmo já não ha pratico a algum tempo, mas é extremamente eficiente e está sendo aos poucos esquecida!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Te mandaría un sistema sencillo de control de la evolución del tratamiento.
    Podrías usarla en tu Blog.
    la foto digital no ocupa lugar.
    Saludos de Teatino.
    jose@teatino.org

    ResponderExcluir
  3. preciso su email para enviarle foto del método

    ResponderExcluir
  4. Adorei, realmente concordo com o colega Israel , a técnica está sendo esquecida mesmo tendo um ótimo resultado. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    concordo com o colega Israel essa técnica está sendo esquecida apesar de ser muito eficiente.
    Abraço,

    ResponderExcluir