segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como eliminar a Bromidrose (chulé).

Dicas para eliminar a bromidrose (chulé).

Bromidrose é o suor com cheiro desagradável, que ocorre nos pés. Pode ser devido a doenças como alcoolismo e diabetes, entre outras, ou ingestão de alimentos que a propriciem, como espinafre e alho, entre outros, ou ainda pela decomposição que alguns microrganismos promovem no suor e na pele. Pode dar-se ainda pelo contrato da transpiração, quase sempre inodora, com calçados e meias

Manifestações clínicas

A manifestação clínica é o odor fétido exalado por esta região do corpo após situações que provoquem a sudorese. Podem acompanhar o quadro a maceração (aspecto esbranquiçado da pele) entre os dedos ou descamação da pele.

Tratamento

Para evitar a bromidrose, as orientações abaixo devem ser seguidas:

Lavar os locais afetados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes anti-sépticos.

Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés utilizando de preferência o papel toalha que tem maior absorvição.
Evitar deixar a pele úmida por muito tempo.

Trocar as meias diariamente e esterelizá-las para ficarem livres dos microrganizmos patogênicos. Para a esterilização utilizar produtos de ação fungicida e bactericida, formol (Lysoform) na última lavagem.
Evitar o uso de tecidos sintéticos, dando preferência ao algodão.

Preferir calçados abertos.

Deve-se lembrar que, nesses casos, "o calçado também está doente e deve ser tratado". Curar apenas os pés e não curar os calçados pode ser contraproducente.

Colocar os calçados no sol e mantê-los sempre limpos borrifando com produtos de ação fungicida e bactericida, formol (Lysoform) e envolvê-lo em filme de PVC por 24 horas caso não possa colocá-lo no sol.

Trocar o calçado diariamente.

O tratamento visa diminuir a população bacteriana nos locais afetados e, assim, controlar sua atuação sobre a secreção sudoral.

Pode ser feito com o uso de produtos sob a forma de talcos, sprays ou cremes contendo antibióticos e outras substâncias que dificultam o crescimento das bactérias.

Em caso de talcos utilizar somente no calçado para evitar ressecamento da pele.


Fonte: derm way / Tratado de Podologia - Armando Bega / Pdgª. Deise Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário