terça-feira, 5 de outubro de 2010

Relaxe.

Para aliviar o estresse do dia-a-dia e reduzir a sensação de cansaço nada melhor que um relaxante escalda-pés. Com isso resolvi deixar algumas dicas para amenizar esse estresse.


Para começar uma automassagem, acenda algumas velas e coloque uma música bem relaxante.

Para quem tem acesso a óleos essenciais é uma ótima dica, pois a pele da região plantar (sola do pé) absorve rapidamente as propriedades dos óleos essenciais, o que torna o momento mais extremamente eficaz e prazeroso. Não esquecendo que esses óleos devem ser diluídos, se não podem causar irritação na pele. Como são muito caros e não muito fáceis de achar, deixe como opcional. Pois as ervas também darão bons resultados.
Bem, para um escalda-pés o ideal é que a água vá até o joelho, mas se não for possível, pelo menos que fique um pouco acima dos tornozelos.

O jeito certo de fazer o chá é esquentar bem a água e não ferver, adicionar as ervas tampar a panela e deixar descansar por uns 5 minutos e usar. A fervura “mata” as propriedades das ervas.

Escalda-pés relante:
Faça um chá com ramos frescos de alecrim e folhas de louro, coloque água quente em uma bacia acrescente ao chá, 2 colheres de sal grosso e aproveite (se quiser acrescente 3 gotas de óleo essencial de lavanda diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou mel).

Escalda-pés energizante:
Faça um chá bem forte com bastante hortelã fresco e paus de canela. Coloque o chá em uma bacia complete com água quente. Deixe os pés de molho até que a água esfrie. Procure respirar profundamente para aproveitar o delicioso aroma da mistura (se quiser acrescente 2 gotas de óleo essencial de laranja diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa ou mel).

Escalda-pés afrodisíaco (estimula emoções)
Faça um chá bem concentrado com pétalas de 4 rosas vermelhas e 1 fava de baunilha.Coloque água quente em uma bacia. Complete com o chá e mais uma xícara de chá de mel (se quiser acrescente 2 gostas de óleo essencial de ylang ylang diluídos em 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa ou mel).

Obs.: A fava de baunilha pode ser encontrada facilmente no Mercado Municipal da sua cidade.

Dicas Importantes:
* A temperatura ideal da água é entre 35ºC a 40ºC, mas isso não vale para quem tem pressão baixa e diabético. “Quem tem tendência a hipotermia ou tem pressão baixa deve prestar atenção à temperatura da água, principalmente no verão”. Nesse caso a água precisa ser morna.

* Pessoas diabéticas não podem fazer escalda-pés devido a sensibilidade e o risco de queimaduras.

* Para pés inchados, uma opção é acrescentar sal grosso ou cânfora, que ativa a circulação.

Fonte: Pdgª. Deise Lima e site: ameixaamarela.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário